Siga nossas redes sociais

Obra para transformar Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa em centro cultural só deve começar em 2026

Reportagem: Tawanne Costa.

O projeto de revitalização da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP), desativada definitivamente há sete anos, ainda segue no papel e sem previsão de conclusão.

O prédio que possui 118 anos de história foi sede da primeira unidade prisional do Estado.

O projeto ainda está na fase inicial, ou seja, na elaboração de como será a estrutura e na sequência deve entrar em uma lista para ser contemplado com recursos do Governo Federal.

É o que afirma a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, no Amazonas, Beatriz Calheiro.(Ouça)

A cadeia pública já tinha sido desativada em outubro de 2016 por recomendação do Conselho Nacional de Justiça, mas voltou a receber presos após o massacre de detentos ocorrido em 2017. Em maio do mesmo ano, o local foi fechado novamente.

O patrimônio público foi entregue para a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e deveria ser transformado em um centro cultural, projeto que ainda não foi realizado.

Segundo o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura no Amazonas, Ruan Octávio, há uma grande expectativa pela obra. Ele estima que pelos trâmites que ainda serão executados a obra só inicie em 2026.(Ouça)

A ideia é que no espaço funcione o Centro de Cultura Popular com oficinas e cursos de capacitação para a produção de artesanato, apresentações culturais e exposições.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress