As negociações da data-base dos professores da rede municipal de educação devem começar após o carnaval, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM).
Apesar de ainda não ter agenda com a prefeitura, o Sindicato informou que a solicitação foi enviada no 1º dia útil do ano.
Devido ao calendário eleitoral, o poder executivo municipal tem até abril para discutir e deliberar quaisquer decisões relativas ao Fundeb e reajustes salariais.
Um grupo de trabalhadores da educação – independente do Sinteam e que já reúne 3 mil servidores – tem mobilizado as redes sociais, cobrando valorização salarial e colocando em foco o não-pagamento do Fundeb, durante esta gestão municipal.
No entanto, para o Sinteam, o governo do Estado e Prefeitura vêm utilizando o pagamento de abono de forma eleitoreira, pois a Lei do Fundeb veda o pagamento recorrente de abono como vem sendo feito.
O que deveria ser feito, segundo o sindicato, é a utilização do recurso para pagamento de salários e progressões horizontais e verticais, que estão atrasadas nas duas esferas.
Da redação.