Siga nossas redes sociais

Municípios criam comitê para articular ações contra queimadas

por Clara Toledo Serafini

Manaus terá um comitê em conjunto com a Associação dos Municípios do Amazonas para tratar de iniciativas de combate a queimadas. A iniciativa busca sustentar a atuação dos municípios envolvidos no processo de gestão, desenvolvimento e fortalecimento das atividades de forma regionalizada.

Além de combater o desmatamento e queimadas, o comitê vai em busca de verba para reestruturar e fortalecer ainda mais as equipes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios.

Pretende-se a interferência nas velhas práticas, adotando as tecnologias já definidas pela Embrapa, que contemplam também a agricultura familiar, visando a substituição do uso do fogo no preparo do solo.

Dados do Programa Queimadas (BRQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o Amazonas registrou, entre os dias 1 de novembro até esse sábado (11), 72 focos de queimadas. Ainda de acordo com o programa, Manaus não teve nenhum foco neste período. Os dados foram levantados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

O último dia que Manaus registrou um foco de queimada foi em 27 de outubro, quando o Aqua (satélite de referência) detectou um foco na zona rural da capital amazonense, nas imediações da BR-174, que liga o Amazonas ao Estado de Roraima (RR).

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress