Por Vitória Freire
Buracos nas ruas de Manaus, além de prejudicarem o tráfego, têm se mostrado uma ameaça constante à segurança dos motoristas. Acidentes causados por falhas na infraestrutura urbana geram danos significativos, e a responsabilidade, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Constituição Federal, é do poder público e quem sofre prejuízos tem direito a buscar indenização por danos materiais e morais.
Na manhã de 2 de fevereiro, um acidente dramático foi registrado na rua Dom José Moraes Torres, no bairro Cidade Nova, na zona Norte. Um carro de aplicativo caiu em uma cratera causada pelo rompimento de uma galeria subterrânea, deixando a passageira Bruna Bentes e o motorista feridos. O veículo, um Fiat Mobi preto, que foi parcialmente “engolido” pelo buraco, sofreu danos irreversíveis.
À BandNews Difusora FM, Bruna contou que o acidente aconteceu em questão de segundos. Ela afirma que não havia qualquer sinalização na via e que já haviam sido feitas várias denúncias sobre o problema.
Orlando César Gonçalves, também motorista de aplicativo, teve um prejuízo diferente, mas igualmente revoltante. Ele comprou um pneu novo para o carro que usa no trabalho, mas no primeiro dia de uso, o perdeu ao cair em um buraco no bairro de Petrópolis.
O advogado especializado em Direito de Trânsito, Iran Fabrício, orienta motoristas que passam por esse tipo de situação a reunir provas:
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para um posicionamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto.