Siga nossas redes sociais

Morre o saxofonista Teixeira de Manaus, ícone do “beiradão”

por Clara Toledo Serafini

 

Morre nesta quinta-feira (18), aos 79 anos, o saxofonista amazonense Ruidemar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus, ícone do movimento musical “beiradão”. Nos últimos dias, o músico estava internado em um hospital da capital tratando um câncer na hipófise, descoberto no ano passado.

Em 2023, o rei do sax foi homenageado pela Banda do Boulevard com o tema “Teixeira de Manaus é beiradão, cultura do Amazonas em canção”. Nesta quinta (18), na internet, o organizador da banda, o evento, Luiz Cláudio Chaves, fez um vídeo enaltecendo a grandeza do ícone amazonense e apontou que Teixeira de Manaus está para a música de Beiradão, assim como Roberto Carlos está para a Jovem Guarda e João Gilberto para a Bossa Nova.

Mas o legado do artista e compositor manauara é extenso. Ele fez muito sucesso coma venda de LPs, na década de 80, e deixa em suas obras diversas músicas como “Deixa o meu sax entrar”, “Balançando o meu Sax”, “Vamos cumbiar”, entre outros.

Teixeira de Manaus ganhou o Disco de Ouro, em 1983, porque bateu a venda de 100 mil cópias de um dos seus LPs, feito pela gravadora Copacabana Disco.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress