Siga nossas redes sociais

Ministra Nísia Trindade anuncia R$ 225 mi ao AM para manutenção de serviços de saúde

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Ricardo Chaves

Em visita ao Amazonas, a ministra da saúde, Nísia Trindade, assinou duas portarias que destinam recursos para as áreas de atenção básica, média e alta complexidade no estado.

O anúncio foi feito em coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira na sede da Suframa e contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima; o prefeito de Manaus, David Almeida além da bancada federal e a classe política local.

A medida faz parte de ações emergências do Governo Federal para tratar do enfrentamento à estiagem e incêndios no Amazonas.

A primeira portaria assinada corresponde ao montante de R$ 225 milhões aos municípios do Amazonas para a manutenção de serviços públicos de saúde.

102 milhões de reais e 300 mil serão pagos em parcela única para 59 municípios do Amazonas, entre eles a capital, para ações de média e alta complexidade.

Mais de 122 milhões passarão a ser alocados dentro de um quadro de acordo com a produção, tamanho e equipamentos de saúde. A medida busca recompor o teto pago mensalmente aos municípios para ações complexas na área de saúde.

Uma portaria específica de 8 milhões de reais foi assinada também pela ministra para atender a saúde primária dos municípios de Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

O número de habitantes, o estado atual da atenção primária e a necessidade de melhorias nas unidades básicas de saúde serão os critérios adotados na divisão dos recursos para as três cidades.

A ministra reuniu com gestores locais onde discutiu a destinação de recursos para ampliar o atendimento da população na região.

De acordo com Nísia Trindade, o governo vem trabalhando em conjunto com as autoridades locais do Amazonas e os valores emergências destinados por meio das portarias foram antecipados devido à situação emergencial: (Ouça)

Os recursos serão repassados diretamente para as prefeituras. De acordo com o prefeito de Rio Preto da Eva e presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, os valores serão divididos de acordo com critérios estabelecidos no Fundo de Participação dos Municípios: (Ouça)

Para o governador Wilson Lima (UB) a ação do Planalto irá auxiliar o governo a garantir a saúde de alta complexidade no interior: (Ouça)

50 municípios já estão em situação de emergência. Mais de 450 mil pessoas são afetadas em todo o Amazonas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress