Siga nossas redes sociais

Mês de junho tem ações especiais de combate ao trabalho infantil

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

O trabalho infantil é uma realidade na paisagem urbana, na capital amazonense não basta ir muito longe para ver uma criança trabalhando seja no sinal de trânsito ou no transporte coletivo.

O artigo 7° da Constituição do Brasil proíbe o trabalho de pessoas menores de 16 anos, sendo liberado na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

De acordo com a Fundação Abrinq em 2021, cerca de UM MILHÃO E TREZENTAS MIL adolescentes estavam em situação de trabalho infantil no Brasil.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 86% de adolescentes entre 14 e 17 anos encontram-se em situação de trabalho infantil.

A Assistente Social Roberta Saunier explica onde buscar ajuda e onde denunciar casos de trabalho infantil. (Ouça)

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza campanha de sensibilização sobre o trabalho infantojuvenil para evitar o aumento de crianças no sinal de trânsito e outros trabalhos infantis.

O títular da pasta Eduardo Lucas chama atenção da sociedade para que os motoristas evitem dar moedas para crianças e adolescentes no sinal. Ele explica que é esse dinheiro que financia adultos exploradores do trabalho infanto juvenil: (Ouça)

As Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e duas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estipularam a erradicação do trabalho infantil em todo mundo até 2025.

Para denunciar a exploração de crianças em trabalhos infantis disque 100, Procure o Conselho Tutelar ou a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), localizado na Av. Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, s/n, Aleixo.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress