Siga nossas redes sociais

Manaus teve a pior qualidade do ar entre capitais brasileiras em 2023, aponta relatório

por Clara Toledo Serafini

Desmatamento recorde na Amazônia é principal causa de fumaça que cobre Manaus

Manaus registrou a pior qualidade do ar entre as capitais brasileiras em 2023. A informação consta no Relatório Mundial da Qualidade do Ar, da IQAir, empresa suíça considerada a maior plataforma de dados do mundo sobre qualidade do ar.

O relatório aponta que Manaus teve o pior índice em outubro do ano passado, com concentração de micropartículas de poluição (PM2.5) em 53.6 microgramas por metro cúbico (ug/m³).

No mesmo período, os números de Manaus foram bem superiores a cidades como São Paulo (12.0) e Rio de Janeiro (11.1). Manaus também teve índices de poluição altos em setembro (33.0) e novembro (39.8).

O relatório cita que, neste período, o estado do Amazonas enfrentou seca severa, com baixa frequência de chuvas, por causa do fenômeno El Niño.

O documento destaca ainda que, em 2023, o Amazonas teve o pior outubro em 25 anos em relação às queimadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somando os meses de setembro e outubro, foram mais de 9 mil focos de calor, sendo 2,7 só em outubro.

Entre agosto e outubro de 2023, Manaus foi encoberta por fumaça tóxica causada pelos incêndios florestais. O Governo do Amazonas chegou a decretar emergência ambiental, tendo ajuda do Governo Federal para combater as queimadas.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress