Reportagem: João Felipe Serrão
Com cobertura em apenas 44% do publico estimado para tomar as vacinas contra Influenza e Sarampo, campanha de imunização tem pouca procura da população em Manaus. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Até a última terça-feira (24), foram aplicadas mais de 233 mil doses da trivalente, eficaz contra três cepas de vírus da influenza, e outras 80 mil doses da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima que pouco mais de 455 mil pessoas sejam imunizadas contra a influenza e mais de 216 mil contra o sarampo. A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo de Souza, afirma que o número ainda está longe da meta estipulada. (Ouça)
Atualmente, sete grupos prioritários estão sendo contemplados com as vacinas. O imunizante contra a influenza está disponível para crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde (rede pública e privada), gestantes, mulheres em pós-parto, professores e indígenas aldeados.
A vacina contra o sarampo pode ser tomada por crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. Apenas 21,8% das crianças de seis meses a menores de 5 anos receberam a vacina tríplice viral. Essa faixa etária pode desenvolver formas mais agressivas do sarampo.
São 171 salas de vacina aplicando os imunizantes, incluindo unidades de saúde de horário ampliado, que atendem até 20h em dias úteis e de 8h às 12h aos sábados, além de mais seis Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).