Siga nossas redes sociais

Manaus intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em 17 bairros

Dezessete bairros de Manaus com maior incidência do Aedes aegypti recebem ações

por Clara Toledo Serafini

Manaus intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em 17 bairros
(Reportagem: João Felipe Serrão)

Dezessete bairros de Manaus com maior incidência do Aedes aegypti recebem ações para intensificar o controle epidemiológico da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito.

(Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Semcom)

O trabalho é orientado pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, um diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que apontou os locais em maior vulnerabilidade.

O chefe do Núcleo de Controle da dengue da Semsa, Alciles Comape, ressalta que o plano de intensificação envolve a visita dos Agentes Comunitários de Saúde nos domicílios para fazer varredura e eliminação de criadouros do mosquito, e quando necessário, a aplicação do larvicida. (Ouça)

De janeiro até abril deste ano, a Semsa registrou 867 casos notificados da dengue, uma redução de 70% em relação ao mesmo período de 2021.

O número de casos de zika, foi reduzido em 3,4% nos quatro primeiros meses deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

E os casos notificados do vírus Chikungunya apresentaram uma diminuição de 16,7%, também comparado com ano anterior.

Mesmo com a redução de casos, o engenheiro elétrico Carlos Dibo garante que limpa o quintal da casa dele diariamente para evitar os criadouros do Aedes aegypti. (Ouça)

Outra que não aliviou nos cuidados foi a dona de casa Neide Freitas, moradora do bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Ela destaca que tem o hábito de sempre manter a casa limpa e deixa um recado para os vizinhos. (Ouça)

As autoridades sanitárias pedem a colaboração de toda a população para eliminar o Aedes Aegypti, e orienta que as pessoas fiquem alertas ao acúmulo de água em latas, vasos, baldes e outros recipientes.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress