Começam nesta segunda-feira (4) as ações de campo para o Primeiro Diagnóstico de Infestação do Aedes Aegypti de 2022 em Manaus. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) acontece no Distrito de Saúde (Disa) Leste.
O trabalho será realizado por agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde que atuam nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.
Serão alcançados os 63 bairros da capital, com a vistoria de quase 26 mil imóveis selecionados por amostragem, para identificação, tratamento e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Conforme a Semsa, o objetivo do diagnóstico é mapear as áreas de maior risco para a definição de estratégias de controle do mosquito e prevenção dessas doenças.
As autoridades de saúde ressaltam que a população também deve ajudar no combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, utilizando, pelo menos, dez minutos na semana para verificar o quintal e outras áreas da casa que possam ter objetos que acumulam água parada, locais que servem de criadouros para o mosquito.
Da redação