Reportagem: Cindy Lopes
Em um planeta que tem mais de 70% da superfície coberta por água, preocupar-se com a escassez desse recurso natural parece absurdo.
A bacia Amazônica, por exemplo, sozinha, escoa um quinto do volume de água doce do mundo, o que representa mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do país, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
Apesar da quantidade de água na Terra, menos de 1% é própria para consumo e por isso há tantos debates sobre o desperdício desse elemento. (Ouça)
Segundo a concessionária Águas de Manaus, dos 22 mil metros cúbicos de água potável captada e tratada pelo sistema de saneamento, por dia, mais de 11 mil se perdem pelo caminho por causa de vazamentos, mau uso ou porque são desviados por ligações clandestinas.
Essa quantidade abasteceria mais uma cidade de Manaus, de acordo com o gerente de operações da empresa, Lineu Machado. (Ouça)
Um estudo do Trata Brasil divulgado neste ano mostrou que o Amazonas é o sexto estado que mais desperdiçou água tratada em 2022.
O estado perdeu cerca de 53% da água tratada, o que poderia abastecer cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o Amazonas. Já a capital Manaus ficou na sétima posição no ranking das cidades que mais evoluíram positivamente no Índice de Perdas na Distribuição entre os anos de 2017 e 2021.
Para o ambientalista Carlos Durigan, no cenário atual – que inclui emergência climática e degradação dos ecossistemas – é imprescindível discutir sobre o consumo adequado de água. (Ouça)
Além de afetar o meio ambiente, o desperdício impacta na disponibilidade de água nas reservas, na ocorrência de crises hídricas em tempos de seca e no abastecimento para a população, principalmente em comunidades que não têm acesso à água potável.
A autônoma Noemia Martins mora em uma comunidade na zona leste de Manaus e, há cerca de um ano e meio, a área recebeu água tratada pela primeira vez.
Hoje, os moradores valorizam a água que sai da torneira, já que nem sempre foi assim… (Ouça)
Evitar o desperdício é a melhor forma de contribuir com o meio ambiente e ainda economizar no final do mês, adotando medidas simples, como consertar vazamentos e ser mais conscientes quanto ao uso nas atividades diárias.
Na casa do Henrique Rodrigues ninguém desperdiça água. Por lá, todo mundo se mobiliza para um bom consumo. (Ouça)
Lineu Machado destaca outras formas de o consumidor contribuir para evitar o desperdício. (Ouça)
Evitar o desperdício de água é um compromisso que todos, incluindo o Estado, devem assumir em prol da saúde do planeta e para garantir um suprimento sustentável para as gerações futuras.
Cada gota conta, e ao adotar práticas conscientes, estamos contribuindo diretamente para um futuro mais sustentável e igualitário para todos.