Siga nossas redes sociais

Manaus 354 anos: saiba mais sobre a fundação da cidade e a data escolhida para celebrar o aniversário da capital

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

São 354 anos de Manaus! A capital foi elevada à categoria de cidade no ano de 1848, em um 24 de outubro. A data seria adotada como aniversário!

Construído pelos portugueses em 1669, o então forte de São José da Barra do Rio Negro tinha a função de combater as investidas espanholas ao território amazônico. O local passou por muitas transformações. Até se tornar Manaus.

O nome da cidade é baseado em suas raízes indígena. Vem dos “manaós”, que viviam na região.

Em 1856 a cidade passou a se chamar Manaus, para homenagear o povo indígena.

O historiador, professor e criador do blog História Inteligente, Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa, conta que a cidade surge um contexto de fortaleza, para defender o território, mas acabou se tornando uma comunidade. (Ouça)

Como todo lugar, Manaus tem suas curiosidades. E até mesmo situações confusas. Uma delas é relacionada ao dia do aniversário. Todo manauara já tá acostumado com a celebração no dia 24 de outubro. Mas a data de fundação não é bem essa.

Como explica o historiador Fábio Augusto: (Ouça)

A cidade é marcada pela arquitetura francesa, construída por imigrantes vindos da Europa na corrida mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex. Foi nesse período que ganhou a alcunha de Paris dos Trópicos.

Uma das construções mais imponentes, o teatro Amazonas é uma das principais atrações da cidade. Tem características arquitetônicas renascentistas.

Mas apesar da pompa europeia, a cultura nordestina raiz é uma das mais influentes. (Ouça)

Manaus cresceu! E cresceu rápido, sem muito planejamento.

São muitos os desafios. Em mobilidade urbana, habitação, sustentabilidade. Recentemente, a metrópole da Amazônia ganhou destaque nacional e internacional por estar coberta de fumaça de queimadas. Isso em meio a necessidade cada vez mais urgente por políticas públicas para uma vida mais sustentável.

Ainda assim, Manaus segue como cidade de gente acolhedora, batalhadora e que segue em frente em busca de dias melhores!

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress