No Amazonas, 566.227 crianças com idade entre 5 e 11 anos vão poder receber a vacina contra a Covid-19 no Amazonas. Os números são do IBGE e constam na nota técnica do Ministério da Saúde, enviada ao Amazonas na noite dessa quarta-feira (05).
O imunizante usado foi desenvolvido pela Pfizer/Biontech – o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.
Na nota consta que serão beneficiadas pouco mais de 36.300 crianças indígenas: 2.801 da região do Alto Rio Negro, 973 do Alto Rio Purus, 15.027 do Alto Rio Solimões, 6.074 de Manaus, além de indígenas do Médio Purus, Solimões e afluentes, Parintins, Vale do Javarí e Yanomami.
O Ministério da Saúde também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes, indígenas e quilombolas, crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19 e, em seguida, crianças sem comorbidades.
O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo é superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer. Segundo o Ministério da Saúde, será preciso que a criança vá vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito.
A Prefeitura de Manaus afirma que, ainda, aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde para definir a data de início dar vacinação das crianças.
Da redação