Siga nossas redes sociais

Mais de 400 mil animais domésticos são abandonados neste ano pelas ruas de Manaus

por Clara Toledo Serafini

Mais de 400 mil animais domésticos são abandonados neste ano pelas ruas de Manaus

Encontrar animais domésticos, como gatos e cães, abandonados nas ruas de Manaus é algo bem comum. Na capital, já são mais de 400 mil animais em situação de rua em 2021. Há mais de um ano, este número estava abaixo de 300 mil. As estimativas são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Mais de 400 mil animais domésticos são abandonados neste ano pelas ruas de Manaus

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

A médica veterinária, Débora Cabral, avalia que o motivo é o excesso dos pets procriando. Ela recomenda a castração para evitar a elevada população, além de prevenir eles de doenças. (ouça)

Os filhotes geralmente são encontrados dentro de caixas e sacolas. A situação é pior nas feiras de Manaus, onde a quantidade de gatos e cachorros impressiona, o que também oferece riscos para a saúde de quem frequenta os locais.

Joaquim Santos resgatou dois cães recentemente. O aposentado cuidou e queria doá-los, mas acabou se apegando aos animais. (ouça)

Na tentativa de mudar esta realidade, existem ONGs que oferecem suporte aos animais abandonados. Vanessa Menezes é voluntária em uma ONG na capital e fala do trabalho que é realizado, desde resgate, vacina e castração. (ouça)

O número de pets sem lar pode aumentar nos últimos anos já que ainda não existem medidas de castração em massa.

Questionada, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que trabalha apenas com o Centro de Controle de Zoonoses, mas a função dele é a vacinação antirrábica animal, castração cirúrgica e microchipagem para cães e gatos mediante agendamento online, e serviço de eutanásia para animais em sofrimento ou com suspeita de doença de risco à saúde pública.

Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Reprodução/Pixabay

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress