Segundo o levantamento realizado pela associação ciclística “Pedala Manaus“, entre os anos de 2013 e 2021, 31 pessoas perderam a vida enquanto andavam de bicicleta pelas ruas de Manaus.
Só neste ano, já foram contabilizadas três pessoas que perderam a vida e 18 acidentes envolvendo ciclistas.
Pela primeira vez, a prefeitura de Manaus está planejando a construção de ciclovias em parceria com o Comando Militar da Amazônia (CMA).
No início dessa semana, houve uma reunião para tratar inicialmente da construção de uma ciclovia na Ponta Negra, e posteriormente a revitalização de 31 quilômetros de ciclorrotas e ciclofaixas na capital.
Onde não existe calçada e nem ciclovia, os pedestres e ciclistas precisam disputar a pista com os carros. E onde só existe a calçada, quem pilota a bicicleta tem que pedir passagem para as pessoas ou se expor ao risco de ser atropelado na via.
A ultima pesquisa realizada pelo site Mobilize Brasil, em 2019, constatou que Manaus é a última no ranking entre 19 capitais presentes no estudo. Ou seja, aparece como a pior capital do Brasil para se andar de bicicleta. Em primeiro lugar aparece São Paulo, com a maior rede de ciclovias da América Latina. Ouça:
Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Reprodução