Siga nossas redes sociais

Mais de 3.200 casos de estelionato são registrados em seis meses no AM

por Clara Toledo Serafini

Estelionato

Só no primeiro semestre deste ano, os casos de estelionato cresceram 21,3%, no Amazonas.

Foram registrados 3.217 Boletins de Ocorrência (BO) pelo crime, de janeiro a junho, segundo os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Mais de 90% dos casos aconteceram em Manaus, com um total de 2.930 registros.

Até junho, foram efetuadas 21 prisões de pessoas que cometeram o crime.

O estelionato é o nome que o Código Penal Brasileiro dá para golpes. Na prática o criminoso consegue dinheiro, objetos pessoais dentre outros pertences da vítima.

O titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), delegado Denis Pinho, explica como o crime ocorre.

“Esses criminosos utilizam também sites de anúncios de revenda. Se você vir um anúncio com um preço chamativo, que está fora da prático de mercado, fique atento que você ser golpe” afirmou o delegado.

De acordo com Denis Pinho, as pessoas geralmente são atraídas por ofertas fora do comum e acabam se tornando vítimas.

“Hoje, devido às condições da pandemia as pessoas foram obrigadas a se readequarem. E com isso, passaram a fazer mais compras na internet, utilizar mais aplicativos de revenda, e assim ficaram mais expostas a esse tipo e delito”, concluiu Denis.

Quem for vítima de golpes deve formalizar o BO para que a Polícia Civil inicie as investigações. Isso pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela internet, no site da Delegacia Virtual.

O endereço é o delegaciavirtual.sinesp.gov.br. No caso do registro on-line, é importante anexar provas (prints, boletos falsos e outros documentos) necessárias para que assim possam iniciar as investigações.

Ouça este conteúdo:

Reportagem: Tawanne Costa
Foto: Pexels

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress