Siga nossas redes sociais

Mais de 25 mil imóveis serão vistoriados em ação contra a dengue em Manaus

Reportagem: Eros de Sousa

Mais de 25 mil imóveis de Manaus vão receber vistoria em ação de combate ao Aedes Aegypti. A atividade faz parte do 1º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, que começou nessa segunda (10) e vai ocorrer em 63 bairros de todas as zonas da capital do Amazonas.

O mosquito é o principal vetor de doenças como a dengue, a Chikungunya e Zika.

O levantamento permite identificar o nível do risco que as doenças transmitidas pelos mosquitos representam na capital.

O chefe da Divisão de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, Alciles Comape, explicou como esse levantamento vai ajudar no combate à doença. (Ouça)

O levantamento vai definir quais áreas de Manaus estão em níveis baixos, médio ou alto de risco de infestação do Aedes Aegypti. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) nos primeiros meses de 2023 foram mais de 6 mil casos de dengue em todo o estado.

Em Manaus foram 418 casos notificados de dengue. Ao todo, mais de 300 agentes de saúde estarão mobilizados durante as visitas nas residências.

O professor Jaime Aldemiro, morador do bairro Glória, explicou que esse tipo de ação auxilia na prevenção da dengue no local. (Ouça)

O Aedes Aegypti pode ser combatido com atenção aos criadouros do mosquito, como evitar água parada no quintal, fechar bem reservatórios de água e guardar baldes e garrafas com a boca virada para baixo.

O levantamento ocorre até o dia 23 de Abril.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress