Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o município de Manaus registrou 844 casos confirmados de dengue de Janeiro a julho de 2022, mostrando uma redução em relação ao mesmo período do ano de 2021, quando foram confirmados 3.445 casos da doença.
Para manter o índice baixo de casos, iniciou nesta quinta-feira, 3, o segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).
O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Alciles Comape, fala sobre com será feito esse levantamento. (Ouça)
Ele também fala do fim do prazo do levantamento e a ação a ser tomada. (Ouça)
Alciles também destaca sobre os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya e que caso alguém sinta um desses sinais procure imediatamente um posto de saúde. (Ouça)
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela urbana.
Ele é menor que os mosquitos comuns e uma de suas características é que ele é preto com listras brancas no tronco, além de se desenvolver em água parada, geralmente enpoçadas em lixões, pneus e garrafas mau descartadas, principalmente no período sazonal de chuvas.
Para combater a proliferação do mosquito é preciso que você verifique no seu quintal se tem algum tipo de água parada, fazer a limpeza e armazenar de forma correta o entulho
Em caso de denúncia sobre focos do mosquito da dengue em outras residências ou terrenos baldios o telefone é: 0800-280-8280.