Siga nossas redes sociais

Mais de 25 escolas da rede pública de Manaus têm casos de Covid-19

por Clara Toledo Serafini

O Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus-Asprom Sindical divulga a informação de que 28 escolas das redes estadual e municipal de ensino, centros municipais infantins, além de creches, em Manaus, têm casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 entre trabalhadores da educação.

Outro levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), aponta que, pelo menos, 18 escolas das redes estadual e municipal de ensino, em Manaus, também tem casos confirmados ou suspeitos.

+ Escola suspende aulas por tempo indeterminado após registrar dois casos de Covid-19, em Manaus, Confira:

A diretora do Sinteam, Beatriz Calheiro, fala de um caso de profissionais que contraíram a doença ne preparação para o retorno das aulas:

Em algumas escolas, mesmo com o retorno das aulas presenciais no dia 31 de maio, ainda não foram instaladas pias e nem tapetes sanitizantes. É o caso da Escola Municipal Sara Barroso Cordeiro, no Novo Israel, que tem um caso suspeito de Covid-19 entre o quadro de funcionários. A escola atende crianças do primeiro ao quinto ano.

De acordo com o sinteam, na Escola Estadual de Tempo Integral Helena Araújo, no bairro São Francisco, a escola está cumprindo os protocolos para o retorno presencial mas a pedagoga da escola está com Covid e ainda não foi agendada uma desinfecção na escola. Estamos há dois dias indo para a escola e sendo expostos a contaminação.

Esse outro caso aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josefina Rosa de Mattos Pereira e Castro, no Jorge Teixeira 4° etapa. No dia 16 de junho, uma Professora trouxe o atestado com Covid. E no dia seguinte (17) teve aula normal na escola. Não houve sanitização. Apenas falaram que devíamos procurar a UBS se sentíssemos algum sintoma.

O que dizem a Seduc e Semed

A Secretaria de Educação disse que está verificando a veracidade das informações e, caso haja necessidade, os protocolos sanitários das unidades serão readequados.

“Ressaltamos, ainda, que todos os alunos testados positivamente são afastados durante o período de 14 dias. Assim como ocorreu no ano letivo de 2020, alunos, professores e demais integrantes da equipe escolar devem estar atentos às orientações de segurança e prevenção à Covid-19, sendo o uso de máscaras no ambiente escolar obrigatório, assim como o distanciamento social e a higienização correta das mãos”, diz.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) disse que as aulas na rede municipal de ensino, que iniciam no dia 31 de maio em formato híbrido seguem normalmente. O órgão disse que criou um comitê intersetorial que monitora, entre outras coisas, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade.

A secretaria não informa, no entanto, o número atual de infectados, mas diz que o procedimento padrão para evitar a propagação do coronavírus nas unidades é realizar o teste imediatamente em quem apresentar qualquer sintoma.

“Profissionais ou alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais até que estejam 100% recuperados. A Semed afirma ainda que, junto com a Semsa e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), irá monitorar os casos suspeitos, assim como o estado de saúde de quem testar positivo para Covid-19. Até o momento, os servidores que testaram positivo apresentaram sintomas leves e seguem se recuperando em casa. A Secretaria esclarece que a gestora da Escola Rubens Sverner, situado no Novo Israel, zona Leste, a tomou a 1ª dose da AstraZeneca no dia 19/05, na ocasião ela já estava infectada pelo Coronavírus, mas não sabia. A servidora está internada no hospital Samel desde o dia 26/05”, diz um trecho da nota.

Da redação
Foto: Reprodução

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress