Mais de 100 mil terminaram fevereiro com dívidas em Manaus, aponta pesquisa

Mais de 100 mil terminaram fevereiro com dívidas em Manaus, aponta pesquisa

Reportagem: Tawanne Costa
(Foto: Reprodução/Internet)

Em Manaus, mais de 190 mil famílias possuem contas em atraso referentes ao mês de fevereiro em 2022. Desse total, 16,2% não terão condições de pagá-las, ou seja, são mais de 104 mil pessoas que deixaram as dívidas no período de quitação do débito, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) produzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O indicador reflete no poder de compra do consumidor pela inflação e pela alta das taxas de juros médias. Entre os endividados está, Laura Ferreira, ela conta que no momento não há como quitar as contas em atraso. (Ouça)

A pesquisa aponta que entre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito, cheque especial, carnês, financiamento de carro e cheque especial.

O economista e colunista da BandNews Difusora, Marcus Evangelista, explica que o uso incorreto do cartão pode fazer o endividamento se tornar “uma bola de neve”. (Ouça)

Essa perda do poder aquisitivo, em decorrência do aumento generalizado dos preços e das altas taxas de juros, dificulta a quitação das dívidas e tende a agravar ainda mais o cenário de endividamento e inadimplência das famílias.