No Amazonas, 10.597 aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. O número representa 29,7% dos 35.739 beneficiários que já estão aptos a assinar a adesão no estado.
Em todo o país, o total de adesões já ultrapassa 582 mil, o que representa 30,4% de 1,9 milhão de aposentados e pensionistas que já podem aderir ao acordo.
Os estados com maior número de adesões são: São Paulo (114.599), Minas Gerais (57.318) e Bahia (55.786).
O grupo de beneficiários elegíveis inclui pessoas os que contestaram descontos feitos por associações e entidades diretamente no benefício previdenciário e não obtiveram resposta em até 15 dias úteis.
Como esses casos não foram solucionados no prazo legal, os segurados passaram a ter direito ao reembolso por meio de acordo administrativo, sem necessidade de ação judicial.
Pagamentos
Os aposentados e pensionistas do INSS vão começar a receber os pagamentos referentes ao mês de julho a partir da próxima sexta-feira, 25. A entidade organiza o pagamento em lotes, de acordo com o número final do benefício e a renda mensal.
Os beneficiários que recebem até um salário-mínimo e com o dígito final de 1 a 5, vão receber os pagamentos nos últimos 5 dias úteis do mês. Já os segurados de dígito final de 6 ao 9 e os com final 0, recebem os pagamentos junto aos que recebem benefícios acima do salário mínimo, nos primeiros 5 dias úteis do mês seguinte.
Canais de atendimento
Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade.
Os pedidos podem ser feitos pelo:
– Aplicativo Meu INSS
– Central de atendimento 135
– Agências dos Correios, em mais de 5 mil unidades pelo país
Por Ricardo Chaves.