Siga nossas redes sociais

Maior parte dos estados da Região Norte estuda suspender uso de máscaras em locais abertos

por Clara Toledo Serafini

Maior parte dos estados da Região Norte estuda suspender uso de máscaras em locais abertos

O uso de máscaras de proteção facial pode deixar de ser obrigatório nas próximas semanas, na maioria dos estados da Região Norte do país. No Amazonas, o governo diz que as prefeituras têm autonomia, mas recomenda que o uso seja mantido. Apesar disso, o uso do item em locais abertos deixou de ser obrigatório em Rio Preto da Eva, no interior do estado, em 16 de novembro. O município foi o primeiro do Amazonas a desobrigar a utilização de máscaras.

O secretário estadual de saúde, Anoar Samad, ainda disse há alguns dias que o estado foi pego de surpresa com a procura da Prefeitura de Manaus, que estuda a liberar ação. (ouça)

Maior parte dos estados da Região Norte estuda suspender uso de máscaras em locais abertos
(Foto: Agência Brasil)

Adriana Elias, diretora-presidente da FVS-AM, diz que a suspensão de máscaras depende da redução de atrasados com a 2ª dose.

Em Rondônia, Porto Velho liberou e as máscaras de proteção contra a Covid-19 deixaram de ser obrigatórias no início de novembro em espaços ao ar livre. O decreto autoriza o uso opcional nos ambientes. No entanto, a máscara permanece sendo exigida em locais fechados, como conta o prefeito Hildon Chaves. (ouça)

No Pará, estão sendo realizados mutirões para intensificar a vacinação contra a Covid em todos os 144 municípios do estado. Segundo o governador Helder Barbalho, as campanhas são fundamentais para ampliação da cobertura vacinal e flexibilização de máscaras. Ainda não há uma data para a liberação. (ouça)

E no Acre, as máscaras devem deixar de serem obrigatórias em janeiro de 2022, segundo o governador Gladson Cameli. Mesmo assim, o momento é de fortalecimento das medidas sanitárias. (ouça)

O abandono do item na região Norte é criticado pelo pesquisador da Fiocruz, Gabriel Guimarães. (ouça)

Já no Amapá, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, informou nos últimos dias que defende a permanência das máscaras. Em Roraima, o vereador de Boa Vista Dr. Ilderson (PTB) protocolou um projeto de lei que desobriga o uso de máscara na capital. O projeto aponta o avanço da vacinação.

Ainda no Norte, o Ministério Público do Tocantins e a Defensoria Pública entraram com uma ação na Justiça pedindo que a Prefeitura de Araguaína retome a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. O item deixou de ser obrigatório no início de novembro após um decreto de flexibilização.

Reportagem: Guilherme Guedes

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress