Siga nossas redes sociais

Justiça decide que capivara volte a ficar com influencer em Autazes, no interior do AM

por Clara Toledo Serafini

A capivara Filó já está sob a guarda provisória do influencer Agenor Tupinambá e retorna neste domingo (30) para o município de Autazes, no interior do Amazonas. O animal foi retirado neste domingo (30) do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus.

O juiz Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a tutela provisória de urgência da capivara até que o caso tenha um desfecho e determinou que o Ibama entregue o animal imediatamente.

Em um trecho do documento, o magistrado destaca que “toda essa controvérsia envolvendo a apreensão do animal que, supostamente, estaria sendo criado pelo autor como pet, é fruto de um profundo desconhecimento da realidade do interior do Amazonas e de um choque cultural.

A decisão diz ainda que “não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil”.

A capivara foi entregue ao Ibama nessa quinta-feira (27) e levada para o Centro de Triagem na capital amazonense onde ficaria sob avaliação técnica e seria posteriormente devolvida à natureza.

Agenor e Filó ficaram famosos na Internet com vídeos onde o influencer mostrava a rotina na fazenda. Ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal e também foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil.

 

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress