Justiça aceita denúncia contra Colômbia, apontado como mandante das mortes de Bruno e Dom

A Justiça Federal decide tornar réu Ruben Dario Villar, o Colômbia, acusado de ser o mandante dos crimes que levaram à morte o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A decisão considerou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) apresentada pelo procurador da República, Guilherme Diego Rodrigues Leal.

De acordo o MPF, Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, invetigados como executores do crime, agiam sob o comando de Colômbia.

A denúncia do MPF foi entregue à Justiça no último dia 5 de junho, data em que o caso completou três anos.

A Justiça também atendeu a um pedido do Ministério Público e tornou público o conteúdo do processo, que tramitava em sigilo.

Já em relação aos executores dos crimes, o MPF solicitou que o julgamento do júri seja transferido para Manaus, por meio de um pedido de desaforamento, apresentado na última sexta-feira. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados em junho de 2022 durante uma expedição no Vale do Javari, no Amazonas, região marcada por conflitos ligados à exploração ilegal de recursos naturais.

Eles foram vítimas de uma emboscada enquanto investigavam atividades criminosas na área, como pesca e caça ilegais em terras indígenas.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress