A delegada Joyce Coelho afirma ter sido surpreendida com a publicação da portaria que a exonera do cargo de titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), nessa segunda-feira.
Joyce Coelho foi designada para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
Nas redes sociais, a ex-titular da Depca disse que ama ser policial e que foi surpreendida ao saber da portaria que a trocava de delegacia. Agora, a delegada Juliana Tuma, que era titular da Deaai e já havia sido titular da Depca, reassume o cargo.
No mês passado, a delegada Joyce Coelho chegou a colocar o cargo à disposição e relatar desconforto com interferência política em operações e coletivas policiais.
O Ministério Público do Estado (MPAM) inclusive recomendou às polícias Civil e Militar do Amazonas que impeçam a presença de políticos em ações policiais.
No documento, a promotoria destaca que seja impedida a aparição de agentes públicos em entrevistas coletivas que não façam parte do quadro policial ou de órgãos públicos que participaram da ação de combate à criminalidade.
A promotoria cita que a delegada Joyce Coelho colocou o cargo à disposição da Administração da PC-AM alegando interferência política após repentina e reiterada aparição da deputada Débora Menezes em ações da Polícia Civil.
Além disso, o documento destaca que a parlamentar chegou a compor a bancada de autoridades entrevistadas durante coletiva de imprensa e compareceu em locais de execução de prisões.
Da redação.