Siga nossas redes sociais

IPVA: 24% dos moradores da região norte não se planejaram para pagar o imposto

por Clara Toledo Serafini

Pagamento do IPVA dentro do prazo pode gerar desconto a motoristas no AM

 

Por Liandre Coutinho

Cerca de 24% dos moradores da região Norte afirmam que não sabem ou ainda não planejaram como vão pagar o IPVA 2024. O dado consta na pesquisa “A Relação do brasileiro com o Automóvel”, produzida pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box.

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente, a partir de janeiro, e deve ser pago por proprietários de veículos como carros e motos em todo o país segundo a ordem de numeração da placa.

A universitária Juliana Cruz, por exemplo, adquiriu um carro recentemente e conta que pretende ter a ajuda do pai para ajustar os gastos com o veículo. (Ouça)

A estimativa é que 40 milhões de pessoas paguem o IPVA em 2024.

Ainda conforme o estudo, 35% das pessoas afirmam que inseriram as parcelas no orçamento mensal, e as demais disseram ter economizado durante o ano anterior para pagar à vista ou que vão usar o 13º salário.

Segundo a coordenadora da Serasa, Carolina Ribeiro, o planejamento é importante porque o IPVA costuma ser um gasto elevado. (Ouça)

Na região Norte, 7 em cada 10 pessoas utilizam os veículos próprios diariamente e cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que a utilização do carro intensificou nos últimos 12 meses.

Os motivos são variados, como a falta de segurança no transporte público, usar o carro como ferramenta de trabalho ou maior eficiência no deslocamento, que é o caso de Juliana Cruz. (Ouça)

O IPVA foi criado em 1985 e substituiu a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU).

O valor arrecadado compõe o orçamento anual do estado e do município, que podem investir em áreas como saúde, segurança e manutenção de ruas e estradas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress