Siga nossas redes sociais

Ipaam apura invasão de balsas de garimpo perto de Autazes e alerta que prática na região é ilegal

por Clara Toledo Serafini

Ipaam apura invasão de balsas de garimpo perto de Altazes e alerta que prática na região é ilegal

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, o Ipaam, confirmou que tomou conhecimento de denúncias sobre a invasão de balsas de garimpo em uma região entre as cidades de Autazes e Nova Olinda do Norte, no interior do Estado. O instituto afirma que será feito um diagnóstico para apurar a real situação no local e reforçou que as atividades de exploração mineral naquela região não estão licenciadas.

A apuração ocorre em trecho próximo à Comunidade Rosarinho, em Autazes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Autazes)

Após a divulgação de imagens de uma invasão de dragas de garimpeiros no Rio Madeira, próximo a Comunidade Rosarinho, a prefeitura de Autazes acionou o Governo do Amazonas para impedir a invasão e demais males na região.

Segundo a denúncia, o Rio Madeira, em uma área não tão distante de Manaus, foi invadido por centenas de balsas do garimpo ilegal. As embarcações estariam descendo o rio atrás de ouro há pelo menos duas semanas e, na última terça-feira (23), chegaram a Autazes, a penúltima cidade antes da foz do rio – que deságua no rio Amazonas.

Registros mais antigos mostram que a exploração ilegal acontece no Alto Madeira, principalmente na região perto do estado de Rondônia, que, em janeiro deste, ano autorizou e regulamentou os garimpos no seu território e revogou um decreto que proibia extração de minério no rio Madeira, no trecho da divisa com o Amazonas, onde a prática continua sendo ilegal.

Desde então, houve uma explosão da atividade nesta parte mais ao sul do território amazonense. Mas, a invasão de garimpeiros em grande escala na região entre Autazes e Nova Olinda pegou todos de surpresa. Moradores relataram medo, pois, além da poluição do rio, os garimpeiros andam armados.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress