Siga nossas redes sociais

Intolerância religiosa: 58 mil processos foram registrados nos tribunais de todo Brasil em 2023

Reportagem: Eros Sousa.

O próximo dia 21 de janeiro marca o dia do combate a intolerância religiosa no país. A data é importante já que em 2023 foram registrados 58 mil processos relacionados a intolerância deste tipo nos tribunais do país, segundo a startup Jusracial.

Neste mesmo balanço a plataforma também traz os dados de registros relacionados com o racismo. Foram 117 mil processos durante todo ano

Os números são interligados por um motivo triste. Casos de intolerância religiosa estão relacionados com situações de racismo.

A socióloga Marilene Corrêa explica que no Brasil, registros de intolerância religiosa costumam ter um alvo fácil, as religiões de origem africana.(ouça)

Ìyá Ayédùn, sacerdotisa do Culto Tradicional Yorùbá, de matriz africana, relata vários episódios em que o racismo e a intolerância fizeram parte da vida dela.(ouça)

Nos últimos anos os casos de intolerância religiosa tem demonstrado uma tendência de aumento no Brasil.

Segundo relatório feito pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e pelo Observatório das Liberdades Religiosas, em 2019 foram 477, 53 casos em 2020 e 966 casos em 2021.

No Amazonas foram 31 casos deste tipo em 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress