Siga nossas redes sociais

Inpa tem quatro cientistas cotados para assumir a direção do instituto

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Ricardo Chaves

O Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já tem quatro nomes que podem assumir a direção do órgão. Três pesquisadores são do próprio instituto e um da Ufam.

A informação foi revelada a BandNews Difusora FM pelo professor Eron Bezerra, presidente da Comissão de Busca responsável por subsidiar a escolha do novo diretor(a) do instituto. O período de inscrições para o cargo encerrou no dia 30 de julho.

Da esquerda para a direita: Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, Henrique dos Santos Pereira, Marina Anciaes e Bruce Rider Forsberg.

Se inscreveram no processo de seleção o pesquisador Bruce Rider Forsberg, doutor em ecologia pela Universidade de Minnesota (EUA) e pesquisador do Inpa; o doutor em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Pesquisador do INPA, Carlos Cleomir de Souza Pinheiro; o professor da Ufam e doutor em Ecologia pela Universidade da Pensilvânia (EUA), Henrique dos Santos Pereira e a doutora em Ecologia pela Universidade do Kansas (EUA) e Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Marina Anciaes.

O cronograma previsto no edital estabelece ainda recurso a homologação dos nomes até o dia 11 de agosto.

O prazo para a análise de recursos a alguma candidatura será até 18 de agosto.

A escolha de novo diretor será feita por meio de uma lista tríplice encaminhada à Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, pelo presidente da Comissão de Busca, Eron Bezerra.

Além de Eron, que preside a banca, mais quatro cientistas serão responsáveis por definir quais dos nomes inscritos se identificam mais com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Inpa.

O processo de seleção é composto por análise dos currículos e memoriais escritos dos candidatos, além de projeto de gestão, exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual ao Comitê de Busca.

O Inpa é uma das mais importantes instituições científicas da Amazônia, com 70 anos de trajetória e referência nos estudos de biologia tropical, com destaque para biodiversidade, ecossistemas e mudanças climáticas na Amazônia.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress