Reportagem: Eros de Sousa
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, notifica 25 agências de turismo e hotéis por uso irregular de imagens de animais silvestres em publicidade.
A operação chamada “Feira Virtual” tinha como objetivo coibir o uso inadequado dos animais em materiais de publicidade nas redes sociais, websites e outros canais de divulgação.
Além de conscientizar sobre a importância de preservar a fauna, seu habitat e comportamentos naturais.
O superintendente do órgão no Amazonas, Joel Araujo, explica que a exploração econômica de animais silvestres para fotos e vídeos em redes sociais é prática recorrente em passeios turísticos, e que serão feitos trabalhos de reeducação com as empresas. (Ouça)
Joel Araújo também deu mais detalhes sobre a operação. (Ouça)
Uma lei de crime ambiental proíbe o uso comercial da imagem de animais silvestres mantidos em situação irregular, como em cativeiro ilegal, vítimas de abuso ou maus-tratos.
As agências de turismo receberam notificações para a remoção das imagens irregulares em peças publicitárias.