Siga nossas redes sociais

Hemoam reduz tempo para resultados do teste do pezinho

por Clara Toledo Serafini

O teste do pezinho, exame que detecta seis tipos de doenças em recém-nascidos, agora será entregue às mães em menos tempo pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, o Hemoam.

Com a implementação de um novo sistema pela Fundação, os resultados dos exames agora passam a ser disponibilizados pela internet para as unidades de coletas. Com isso, o tempo de espera, que era de até três meses, reduz para cinco dias úteis.

Agora, o desafio é implementar o sistema nas unidades do interior e facilitar o acesso dos pacientes a esses resultados, além de diminuir os custos de toda a logística para entrega de laudos.

O Teste do Pezinho detecta doenças que podem levar a deficiências mentais ou sequelas graves à criança, como aquelas relacionadas a imunodeficiências, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, entre outras doenças raras.

Mais de 50 pontos em Manaus, incluindo todas as maternidades e UBSs, estão aptas a realizar o exame. O material coletado é encaminhado ao Laboratório de Triagem Neonatal do Hemoam, que também recebe material coletado de todos os outros municípios do Estado.

Para pacientes que precisam de acompanhamento após os resultados dos exames, o local de atendimento, em Manaus, é a Policlínica Codajás.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress