Siga nossas redes sociais

Guarda Municipal em Manaus passa a usar armas em março de 2022

por Rafael Cardoso Campos

Reportagem: Guilherme Guedes

Os agentes da Guarda Municipal de Manaus vão começar a usar armas de fogo a partir do mês de março de 2022. O anuncio foi feito pela Prefeitura da capital nessa quinta-feira (18), durante entrega de equipamentos. A guarda recebeu cerca de 250 unidades de armas de fogo, entre pistolas semi-automática e calibre 9 milímetros. Para os patrulhamentos, foram entregues duas motos elétricas, dois patinetes elétricos e dois carros.

Guarda Municipal passa a atuar armada em março de 2022 em Manaus, diz prefeitura (Foto: Divulgação)

O projeto para o armamento da Guarda Municipal foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em junho de 2021. Em agosto, um projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus, que regulamenta o porte de arma de fogo pela Guarda Municipal, foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto serviu como ponto de partida para a Prefeitura da capital organizar a capacitação e respectivo treinamento para o uso de arma de fogo.

Mesmo com as 250 pistolas, apenas 165 guardas municipais de Manaus foram aprovados em um processo seletivo para treinamento de uso de arma de fogo, destes 165, apenas 60 vão portar o armamento inicialmente.

Os guardas aptos a andar armados ainda estão em treinamento, que tem seis fases. Como explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.

A decisão de armar a guarda municipal foi tomada após o Amazonas sofrer uma onda de ataques violentos entre os dias 6 e 8 de junho deste ano por parte de grupos criminosos. Diversos veículos foram incendiados e prédios públicos depredados. Além de Manaus, houve atentados em pelo menos nove cidades do interior.

Durante os dias dos ataques, ônibus do transporte público não circularam em Manaus e não houve vacinação contra a Covid-19. As aulas presenciais também chegaram a ser interrompidas.

Na época, tropas da Força Nacional chegaram ao Amazonas para reforçar a segurança. As equipes trabalharam em barreiras nas ruas de Manaus e participaram da operações para prender os mandantes dos ataques.

Na avaliação do especialista em segurança pública, Ricardo Soares, não basta ter o direito de portar arma, é preciso também treinar esses profissionais para que eles saibam usar a arma.

O efetivo da Guarda Municipal é de 421 servidores. Desses, 256 estão no cargo por contrato temporário em regime de direito administrativo. A prefeitura informou que irá realocá-los.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress