Siga nossas redes sociais

GT do governo federal vai atuar para desenvolver turismo na Amazônia

por Clara Toledo Serafini

O Ministério do Meio Ambiente e Embratur querem alavancar turismo na Amazônia com projetos que envolvem comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.

O assunto foi tratado em reunião entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na última sexta-feira (25).

Durante a reunião, Freixo destacou que o turismo é considerado a indústria do século XXI e que um olhar estratégico, voltado para a sustentabilidade, pode alavancar o setor no Brasil.

Segundo ele, as operadoras internacionais relatam à Embratur que há demanda pela região amazônica, mas que as dificuldades logísticas (poucos voos, preços altos) têm atrapalhado na transformação em produto nas prateleiras das agências de turismo.

O turismo sustentável é apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente como principal alternativa para o desenvolvimento econômico da região em contraponto a iniciativas consideradas de risco, como a mineração legalizada e exploração de petróleo na Foz do Amazonas, que integra a Margem Equatorial, região com alto potencial petrolífero.

Conforme o Banco Central o turismo internacional injetou na economia brasileira mais de R$ 18,5 bilhões entre janeiro e julho deste ano, sendo que em julho foram R$ 2,8 milhões.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress