Greve dos correios: Os servidores dos Correios no Amazonas decretam na noite dessa terça-feira (10) estado de greve, durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-AM), na Praça do Congresso, bairro Centro, zona Centro-Sul de Manaus.
O estado de greve foi aderido após a aprovação do projeto de Lei 591 / 21, de autoria do Executivo federal, que autoriza a privatização dos serviços postais no Brasil.
A Greve dos correios foi convocada por 36 sindicatos em todo o Brasil.
Existe a possibilidade da decisão ainda ser suspensa até o dia 17 de agosto, quando haverá, segundo o sindicato, uma nova assembleia para definir a greve geral. Caso não haja acordo com a empresa, a paralisação deve iniciar partir da meia-noite do dia 18 de agosto.
Após aprovação do texto-base da privatização dos Correios na Câmara dos Deputados, com 286 votos a favor e 173 contra, o texto segue agora para o Senado Federal.
A proposta estabelece condições para desestatização da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e remete a regulação no setor à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Não há uma data para a votação no Senado.
Caso o Projeto de Lei 591/21 seja alterado, ele volta para os deputados. Se o documento por aprovado pelos senadores, vai para a sanção presidencial.
O texto aponta que mesmo privatizada é preciso manter a empresa com prestação dos serviços com abrangência nacional, contrato de concessão com modicidade de tarifas para os serviços postais universais e mudança do nome para Correios do Brasil.
Da redação
Foto: Reprodução