Com previsão de seca severa, o Governo do Amazonas começa a enviar medicamentos aos municípios que deverão ser mais afetados.
Foram enviadas nesta segunda-feira (01), mais de 15 toneladas de medicamentos e insumos para atender a rede hospitalar de quatro municípios: Carauari, Itamarati, Eirunepé e Juruá, que ficam na Calha do rio Juruá.
Outras duas remessas serão enviadas nos próximos dias para as calhas dos rios Purus e Alto Solimões.
Na sexta-feira (28), duas embarcações seguiram para a região do rio Madeira, uma das mais afetadas no ano passado e que em 2024 já tem dificuldades de navegação.
Dentre os itens enviados, está o kit calamidade, composto por 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos para o atendimento básico.
Outros medicamentos estão incluídos, como amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras.
O plano de contingência da SES-AM inclui, ainda, o fortalecimento da Telessaúde para consultas on-line, e a remoção de pacientes em casos emergenciais.
Além disso, ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres relacionados à seca e estiagem, com a finalidade de otimizar os recursos necessários à assistência e ao monitoramento das populações atingidas.
Da redação.