O governador Wilson Lima anunciou nessa segunda-feira (27), o plano de ação da Operação Enchente 2022 com medidas preventivas que prevê socorrer aproximadamente 130 mil famílias nos 62 municípios possivelmente atingidos.
O adiantamento da apresentação ocorreu devido ao próximo ano a previsão de cheia acima do normal no Amazonas, conforme dados de monitoramento hidroclimatológico analisados pelo Governo do Estado.
As ações serão coordenadas pelo Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado com intenção de solucionar de forma rápida os possíveis danos causados. A previsão de investimento é de 100 milhões, segundo o governador Wilson Lima.
O gestor afirma que o plano foi adiantado devido às previsões de municípios atingidos logo no início do ano. (ouça)
Durante o anúncio o governador também afirmou que todas as calhas do Amazonas têm registrado índices superiores à marca histórica, com exceção do Rio Madeira.
O aumento dos níveis é resultado do fenômeno La Niña, um resfriamento no Oceano Pacífico que altera a circulação e potencializa as chuvas na Região Amazônica.
Até o momento, as estações dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos já aponta níveis atípicos, acima do esperado para essa época do ano.
Reportagem: Giuliana Fletcher