AO VIVO

Golpe dos cartórios: criminosos usam intimações de protestos para fraudes no AM

Reportagem: Tawanne Costa

Um novo golpe envolvendo pagamento de dívidas vem sendo praticado com os dados da população amazonense.

Desta vez, intimações de protesto, muitas vezes com dados pessoais reais, utilização de brasão da República, mas com informações falsas de leis e selos, e de supostas dívidas das pessoas estão sendo enviadas por fraudadores que se passam por Cartórios Nacionais de Brasília, utilizando uma nomenclatura que não existe.

A fraude, cometida por uma empresa que utiliza o nome fantasia Cartório Nacional de Títulos e Protesto, já prejudicou milhares de pessoas que pagaram as supostas dívidas a um cartório falso.

Segundo o superintendente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil no AM, Arivan de Carvalho, existem detalhes em que a pessoa precisa ficar atenta.

Em caso de recebimento de intimação, seja por meio postal ou eletrônico, a recomendação é confirmar a veracidade da notificação.

Outro ponto de atenção é o prazo do protesto, tendo em vista que os golpistas costumam ignorar e exigir pagamento imediato.

Caso uma empresa ou pessoa física tenha sido vítima do golpe, ou tenha recebido a ligação do estelionatário, a vítima deve procurar as autoridades competentes para registrar a ocorrência e denunciar o crime de estelionato.

Últimas Notícias