Reportagem: Eros de Sousa
Dos dias 26 a 28 de agosto ocorre em Manaus a Glocal experience, uma iniciativa que visa alertar sobre o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que tem o objetivo de erradicar a pobreza e promover uma vida digna a todos.
Chamado de Glocal Amazonia, o evento vai ocorrer em vários pontos do centro da capital amazonense com palestras, conferências e oficinas, todas relacionadas ao tema da Amazônia e suas potencialidades.
Criada em junho do ano passado, a Glocal acontece na cidade do Rio de Janeiro e vem para Manaus pela primeira vez.
O Organizador do evento, Arthur barros, explica que a Glocal Amazonia quer ser um evento sobre o protagonismo da região e que a expectativa é uma alta adesão no centro da capital amazonense. (Ouça)
Nesse objetivo de atrair o público para a questão da sustentabilidade, a Glocal também traz as atrações musicais das cantoras Luedji Luna e Maria Gadu, que vão se apresentar no dia 26 e 27 respectivamente.
O evento também terá artistas locais com projeção nacional, como o rapper Victor Xamã e Karen Francis.
Arthur Barros também, conta que a escolha dos artistas é feita minuciosamente e que busca personalidades que tenham a ver com história do local em que a Glocal ocorre. (Ouça)
As atrações ocorrem no Largo São Sebastião, no Palácio da Justiça, no Salão do Hotel Juma Ópera e no Teatro Amazonas, todos com entrada gratuita.
Temas como transição energética, o papel da arte na transformação social e a bioeconomia da região vão fazer parte da Glocal Amazonia.
Os detalhes sobre as atividades podem ser conferidos em www.glocalexperience.com.br.