Siga nossas redes sociais

Gasolina e pescado estão entre produtos com maior taxa de impostos

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Rebeca Beatriz

Bebidas alcoólicas, jogos de videogame, gasolina, relógios e peixes compõem os produtos com maior taxa de impostos no Brasil.

Para se ter uma ideia, a taxa tributária está entre 70% e 80%, variando conforme o item.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e significam que esses valores refletem diretamente no bolso do consumidor.

Para promover uma reflexão sobre a carga tributária e permitir que os consumidores tenham um dia livre dessas taxas, é realizado o Dia Nacional Livre de Impostos.

A data é uma ação da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus e do Amazonas, a CDL Jovem. O coordenador da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi explica como o porquê é necessário ter um dia como esse. (Ouça)

Segundo a Receita Federal, os impostos pagos pelos brasileiros são destinados a programas de melhorias de serviços públicos.

E um dos objetivos da data é refletir se esse retorno, de fato, acontece, como explica ainda o coordenador da CDL Jovem Manaus. (Ouça)

Em Manaus, o Dia Livre de Impostos acontece no dia 25 de maio, e conta com a participação de 4 shoppings da capital amazonense, além de lojas e supermercados.

Os municípios de Parintins, Manacapuru e Itacoatiara também aderem à campanha.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress