Siga nossas redes sociais

FVS-RCP realiza captura de larvas para análise de vetor e controle de malária

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), informa que

por Clara Toledo Serafini

FVS-RCP realiza captura de larvas para análise de vetor e controle de malária

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), informa que realiza semanalmente captura de larvas e adultos do mosquito. Apenas no primeiro trimestre deste ano, já foram realizadas 16 atividades de campo com coletas entomológicas.

(Foto: Divulgação/Jaqueline Macedo/FVS-RCP)

As atividades de rotina são realizadas em áreas rurais e florestais ao redor de Manaus. As capturas das larvas são realizadas com coleta de água, por meio de conchas coletoras. Nas coletas entomológicas, os agentes de endemias identificam os pontos com criadouros que são alvo de atividade de pesquisa em Vigilância Ambiental.

As larvas e adultos coletados são utilizadas como material biológico para criação em laboratório, exposição em atividades de educação em saúde, como as que ocorrem em escolas e empresas; capacitação e provas biológicas de larvicidas e avaliação de mosquiteiros impregnados com inseticidas e para controle da malária.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as ações de captura de larvas fornecem subsídios necessários à implantação de medidas de promoção e proteção à saúde das populações expostas ao mosquito Anopheles.

Segundo o subgerente de Entomologia, Ronildo Alencar, as atividades ocorrem rotineiramente e também visam observar as potencialidades do vetor diante de ações de controle.

Em 2022, foram registrados 7.424 casos notificados de malária, sendo 3.937 em janeiro e 3.487 em fevereiro, no Amazonas. O dado representa redução de 5,8% no comparativo com o primeiro bimestre de 2021, quando foram registrados 6.990 casos notificados de malária, sendo 3.598 em janeiro e 3.392 em fevereiro de 2021. Em todo o ano de 2021, foram registrados 57.194 casos da doença.

Da redação com informações da assessoria

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress