Siga nossas redes sociais

FVS confirma 4 mortes por Influenza A, em Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) confirma a morte

por Clara Toledo Serafini

FVS confirma 4 mortes por Influenza A, em Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) confirma a morte de quatro pessoas em Manaus por Influenza A (H3N2). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30).

O Amazonas enfrenta período sazonal intensificando riscos de contágio da Influenza. (Foto: Reprodução)

Em todo o estado há 1.066 casos da Influenza A. Das mortes confirmadas, três são homens, na faixa etária de 58 a 74 anos, com comorbidades, e uma mulher, de 90 anos.

O órgão fez a atualização a partir do processamento de 9.093 amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), desde o início de novembro até esta quinta (30), representando uma positividade de 11,7% da doença.

O Amazonas enfrenta período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios, entre a Influenza (H3N2), que coincide com o período chuvoso no estado, registrado entre novembro e maio anualmente.

Segundo levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica, dentre as 1.066 amostras positivas para Influenza, todas foram positivas para Influenza A, sendo 86% dos casos positivos para Influenza A (H3N2). Houve ainda 1 caso positivo para Influenza A H1N1.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta caso apresente sintomas gripais, e procurar atendimento médico em unidade de saúde mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.

Em caso de febre, dores no corpo de forma leve, corizas, o paciente deve procurar inicialmente uma unidade básica mais próxima. Caso o quadro seja um pouco mais grave, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, é preciso buscar um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress