AO VIVO

FVS aguarda resultados de exames do segundo caso suspeito de varíola dos macacos no AM

FVS aguarda resultados de exames do segundo caso suspeito de varíola dos macacos no AM

Um novo caso suspeito de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, é identificado no Amazonas. É a segunda notificação registrada, que segue em investigação. A primeira foi descartada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). A informação foi divulgada nessa quinta-feira (21).

O suposto caso é de um homem, com idade entre 20 e 30 anos, morador de Manaus. Ele estava em Portugal e, no último dia 7 de julho, apresentou dor de cabeça, fraqueza, dor muscular e, posteriormente, caroços inchados na pele – chamados de “erupção cutânea sugestiva”.

A FVS informa, ainda, que o paciente foi a um hospital em Portugal, ao apresentar os primeiros sintomas. Mesmo medicado, ele não teve melhoras, e ao chegar em Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical.

Após avaliação médica, o caso foi notificado como suspeita de Monkeypox. O paciente está com quadro de saúde estável, se recuperando em casa e em isolamento.

Foram feitas coletas para exames pelo Laboratório Distrital da Semsa e o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).

Da redação

Últimas Notícias