Siga nossas redes sociais

Fragmentos indígenas milenares são encontrados em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Uma escavação no município de São Gabriel da Cachoeira revela fragmentos arqueológicos
Fragmentos indígenas milenares são encontrados em São Gabriel da Cachoeira (AM)
Reportagem: Tereza Pinheiro

Uma escavação no município de São Gabriel da Cachoeira revela fragmentos arqueológicos que apontam a presença de indígenas na região há pelo menos dois mil anos.

O trabalho teve a participação de alunos do curso de Arqueologia da UEA e foi coordenado pelo Programa Arqueológico Intercultural do Noroeste Amazônico-Parinã.

Vinte e dois alunos indígenas que estão na fase de conclusão do curso de arqueologia da UEA coletaram materiais e acompanharam todo o processo, desde o início até o fim da escavação. Eles fazem parte das etnias Baré, Baniwa, Tukano, Piratapuia e Tariana.

(Foto: Divulgação UEA)

Odanilde Escobar, da etnia Baré cursou arqueologia e participou do trabalho no município. Ela conta como foi a experiencia de manusear objetos que pertenceram aos seus ancestrais. (Ouça)

O material recolhido está no Musa, para a identificação das peças. Após a análise do material, será possível traçar um histórico dos povos que habitaram a região do Alto Rio Negro, onde vivem 23 etnias.

Durante a coleta, uma quantidade significativa de objetos foi retirada, especialmente de fragmentos de cerâmica e material lítico – que pode ser rocha ou minerais.

Participaram das escavações profissionais do Amazonas e Pará, além de especialistas da universidade Federal de São Carlos e da UCL- uma universidade pública de Londres na Inglaterra.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress