Siga nossas redes sociais

Fórum denuncia balsa e draga de garimpeiros em área de conservação no interior do AM

Em documento enviado a órgãos como Ministério Público Federal e Ministério Público

por Clara Toledo Serafini

Fórum denuncia balsa e draga de garimpeiros em área de conservação no interior do AM

O Fórum Território Médio Juruá (TMJ) denuncia a chegada de uma balsa e draga garimpeira em áreas das Unidades de Conservação dos municípios de Carauari e Juruá, no Amazonas.

Em documento enviado a órgãos como Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado, a entidade afirma que as informações foram repassadas por representantes de organizações extrativistas do município de Juruá e que a balsa foi avistada também nas proximidades da boca do Bacaba, município de Carauari, tendo se retirado há alguns dias, retornando a Juruá.

(Foto: Reprodução/Instituto Juruá)

O Fórum TM alerta que, com base em informações públicas disponíveis no sistema da Agência Nacional de Mineração, nenhum destes processos teve autorização para atividade de pesquisa ou exploração mineral na região.

A denúncia destaca que as atividades de garimpo, se implementadas nesse território, podem gerar prejuízos irreversíveis à saúde humana e ao meio ambiente, além de inviabilizar importantes atividades de manejo sustentável dos recursos naturais.

A instituição é composta por 19 organizações públicas e privadas atuantes no Território do Médio Juruá.

As organizações solicitam que sejam investigadas as circunstâncias e identificados os responsáveis que trouxeram a balsa garimpeira aos municípios, além da adoção de ações concretas para impedir a instalação do garimpo ilegal na região.

O documento também foi enviado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Amazonas e para a Promotoria de Justiça de Carauari.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress