Siga nossas redes sociais

Fechado há quatro meses, Hospital Padre Colombo deve reabrir no fim de fevereiro em Parintins

Até o fim do mês de fevereiro, o Hospital Padre Colombo, em

por Clara Toledo Serafini

Fechado há quatro meses, Hospital Padre Colombo deve reabrir no fim de fevereiro em Parintins
Reportagem: Cindy Lopes

Até o fim do mês de fevereiro, o Hospital Padre Colombo, em Parintins, deve ser reaberto para voltar a atender a população do município e região. A informação foi confirmada após reunião da diretoria da instituição com uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado de Saúde e da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

(Foto: Divulgação/Secom)

A unidade hospitalar fechou as portas em outubro do ano passado e entrou em reforma logo após denúncias de violência obstétrica levadas à público em reportagem exclusiva veiculada pela BandNews Difusora 93,7 FM.

À época, a Diocese de Parintins, responsável pelo hospital, alegou que a prefeitura não estava repassando os recursos para a manutenção da unidade, motivo que levou a diretoria a romper com a gestão municipal. Agora, quatro meses depois, o hospital anunciou a reabertura. No entanto, inicialmente, apenas uma parte voltará a funcionar.

Segundo o secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad, na reunião, foram discutidos os entraves que estão impedindo o funcionamento do hospital, que além dos parintinenses, atende cidades do Baixo Amazonas e alguns municípios do Pará. (Ouça)

O hospital começou a ser reformado por orientação da Defensoria Pública do Amazonas. A DPE-AM havia feito uma inspeção no local e constatado alta sobrecarga no atendimento obstétrico. Mulheres em trabalho de parto, chegaram a ser flagradas nos corredores da unidade esperando por atendimento, por ausência de vagas.

O deputado Tony Medeiros (PSD), também fez parte da comitiva que foi até Parintins para discutir a reabertura do hospital. (Ouça)

Segundo a diretoria do hospital Padre Colombo, a reforma deverá ser acelerada para que de imediato sejam reabertos em torno de 40 leitos.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress