Reportagem: Eros de Sousa e Maurício Max.
Amazonenses no Rio Grande do Sul relatam falta de luz, escassez de água, alimentos inflacionados e diversas dificuldades de locomoção por causa das águas.
A BandNews Difusora falou exclusivamente com duas pessoas que moram em Porto Alegre, capital do estado, para falar sobre o atual cenário das enchentes.
O estado tem sofrido com a média de chuvas históricas, que tem causado enchentes na maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, 411 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pela enchente.
A amazonense Giuliana Fletcher vive na região do centro histórico de Porto Alegre e relatou falta de água e luz na região.(Ouça)
Giuliana também relata que alimentos estão em falta e que os supermercados de Porto Alegre estão com valores inflacionados.
Outro problema relatado por Giuliana é a falta de policiamento na região, o que tem causado uma onda de assaltos:(Ouça)
A amazonense Ana Paula Alagia também vive na região metropolitana de Porto Alegre, ela relatou que a sensação é de apreensão e comparou com o desastre ocorrido na pandemia em Manaus.(Ouça)
Lembrando que a companhia aérea Azul está inclusive com um ponto de coleta no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus.
Caso não possa ir diretamente ao aeroporto, a igreja Chama Church, localizada na Avenida Bispo Pedro Massa, bairro Cidade Nova, número 826, zona Norte de Manaus, está arrecadando itens de doação destinados a ajudar as vítimas das enchentes.
A instituição está recebendo alimentos não perecíveis, como água, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e ração para animais.
O material arrecadado será levado ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Segundo a Assistência Social da Prefeitura de Porto Alegre, os itens mais necessários para doação são alimentos não perecíveis e cestas básicas, como itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho e água mineral.
A Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA) também está recebendo valores financeiros no PIX: doacoes@cufa.org.br1