Após as festas de fim de ano, as férias continuam gerando grande fluxo de viagens. Uma das preocupações dos passageiros ainda é com fiscalização referente às medidas protetivas contra a Covid-19 nos transportes.
Uma mulher que prefere não se identificar, contou à BandNews Difusora que durante viagem para celebração do Réveillon percebeu a ausência de fiscalização nos barcos. (Ouça)
A empreendedora, Grey Santos, relatou que apesar de ter realizado viagem de ônibus, também percebeu a falta de cuidados e que esse é um motivo para sentir medo das viagens de barco. (Ouça)
Sobre a fiscalização, a Marinha do Brasil afirma que realiza ações mais voltadas para os equipamentos de segurança e que ao detectar casos relacionados a saúde aciona a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).
A Arsepam informou que realiza fiscalizações principalmente sobre ocupação máxima e que também orienta sobre a importância do uso de máscara e álcool em gel.
Em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/RCP) afirmou que no fim do ano atua com plantões de equipes para testagem de passageiros na entrada de aeroportos, portos e rodoviárias, mas que a competência de fiscalizar embarcações é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Chefe de Departamento da Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, explica como funcionam essas fiscalizações quando se trata da Covid-19. (Ouça)
A BandNews segue apurando as denúncias da população e ações realizadas durante o período das férias e reforça que você ouvinte, apesar das fiscalizações, siga cumprindo as medidas para ajudar no combate do vírus que ainda causa infecções em grandes números, no Amazonas.
Reportagem: Giuliana Fletcher