Siga nossas redes sociais

Expectativas para geração de empregos no Amazonas em 2022 são positivas

A economia amazonense pode dar sinais de melhora em 2022, proporcionando a

por Clara Toledo Serafini

Expectativas para geração de empregos no Amazonas em 2022 são positivas

A economia amazonense pode dar sinais de melhora em 2022, proporcionando a criação de mais de empregos. É o que avaliam os especialistas locais. Os números apresentam uma alta de 2.030% se comparados com o mesmo período do ano passado, quando foram oportunizadas apenas 26 vagas.

(Foto: Reprodução/Internet)

Só na primeira semana de janeiro deste, o Sine Manaus já ofertou 554 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

A economista Denise Kasama destaca que o cenário econômico do estado em 2022 é positivo e vai contar com projetos que podem alavancar ainda mais. (Ouça)

A expectativa do Polo Industrial de Manaus é que o faturamento de 2021 feche em torno de 36 bilhões E 600 milhões de dólares, equivalente a quase 163 bilhões reais.

Denise Kasama lembra que é preciso ainda estar atento à alguns pontos de preocupação na economia. (Ouça)

Em 2021, a taxa de desocupação no Amazonas chegou a quase 16 por cento, sendo a décima maior do país. Outro destaque em 2021 foi a informalidade, que alcançou alcançou quase 60% dos trabalhadores ocupados no Amazonas, a segunda maior taxa do país.

Lucas dos Santos perdeu o emprego recentemente e teme continuar desempregado em 2022. (Ouça)

De acordo com um levantamento do Sine Manaus, as vagas de emprego mais procuradas são na área administrativa e o comércio em geral. Vagas voltadas à tecnologia da informação e saúde são as que menos têm adesão por aqueles que procuram as três unidades do Sine na capital amazonense.

No Brasil, a expectativa de crescimento no número de empregos não é muito otimista. O Indicador Antecedente do Emprego, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve queda em dezembro, encerrando 2021 em 81,8 em uma escala que vai de zero a 200 pontos.

O economista da FGV, Rodolpho Tobler, avalia que, em 2022, o indicador ainda deve se manter baixo no cenário nacional. (Ouça)

É a segunda queda consecutiva do indicador, que pretende antecipar os rumos do mercado de trabalho brasileiro e que chegou ao menor patamar desde abril do ano passado.

Reportagem: João Felipe Serrão com narração de Ricardo Chaves

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress