Evento que abre o Carnaval de Manaus, Chegada da Kamélia 2022 é cancelada

A tradicional chegada da Boneca Kamélia está cancelada em Manaus. O evento, que abre oficialmente o Carnaval da capital há mais de oitenta anos, seria realizado no próximo dia 8 de janeiro de 2022. É o segundo ano que os festejos são cancelados.

Em nota, a diretoria do Olímpico Clube, organizadora do evento, afirma que a decisão considera situação atual das clínicas e hospitais de Manaus, e é tomada, principalmente, em cumprimento às orientações das autoridades de saúde pública.

Chegada da Kamélia está cancelada pelo segundo ano consecutivo (Foto: Ingrid Anne/Manauscult)

Segundo os gestores, o compromisso com o carnaval manauara será mantido, mas o momento requer muita resignação, prudência, amor à vida e ao próximo.

A Chegada da Kamélia acontece desde 1940 no Centro de Manaus. Na época, a boneca foi adquirida por um dirigente do Olímpico Clube na Bahia e tinha apenas 75 centímetros quando foi trazida para a capital, dando início à tradição.

Outras bandas tradicionais já anunciaram cancelamento

A Banda do Boulevard não vai realizar o tradicional carnaval de rua em 2022. O anuncio foi feito no dia 2 de dezembro nas redes sociais do bloco, que é um dos mais antigos e festejados de Manaus.

O motivo do cancelamento da banda é a pandemia da covid-19, que agora assusta com o surgimento da variante Ômicron. Segundo a organização, os próximos meses devem ser de observação e não de colocar as pessoas em risco.

Em outubro deste ano, a Banda do Boulevard havia anunciado que o tema escolhido para o carnaval do ano que vem seria: “Paz, Esperança e Fé”. A tradicional banda de rua porém volta atrás e diz, em nota, que este momento pede sacrifícios e responsabilidade de todos.